Meus favoritos

Por Professor MARIDENES NORONHA DE OLIVEIRA
Aula Digital
(1)
Aula apresenta uma introdução a orbitais dos átomos.
Fav
Aula Digital
(2)
Aula apresenta as propriedades dos metais alcalinos, alcalinos terrosos e metais de transição, halogênios e gases nobres.
Fav
Infográfico
(0)
Animação que possibilita reconhecer as forças de interação intermoleculares relacionando-as às suas propriedades como a solubilidade em situações do cotidiano como a ação do detergente na gordura. Ela permite explicar a solubilidade de algumas substâncias em água e em solventes não polares. Objeto a ser utilizado tanto na contextualização quanto na sistematização de conteúdos sobre forças de interação e solubilidade.
Fav
Simulador
(3)
Este objeto simula as características dos estados físicos e propriedades da matéria.
Fav
Apresentação Multimídia
(3)
Animação com atividades interativas que fala sobre modelos atômicos.
Fav
Infográfico
(0)
Objeto apresenta a configuração eletrônica dos elementos químicos da tabela periódica.
Fav
Infográfico
(1)
Este objeto mostra a tabela periódica e a distribuição eletrônica de cada elemento através do diagrama de Linus Pauling.
Fav
Simulador
(4)
Simulador demonstra a condutividade dos elementos químicos das soluções.
Fav
Vídeo
(1)
Discute o processo de surgimento dos elementos químicos a partir do estudo da teoria do Big Bang. Especula sobre um cenário possível para os primórdios do universo; Reconhece que os elementos químicos que existem em todos os corpos e objetos foram formados desde o início do universo há bilhões de anos; Explicita em linhas gerais a ideia básica por trás da teoria do Big Bang; Reconhece que no início do séc.XX havia um embate teórico se o universo teria evoluído (em expansão) ou se ele seria estacionário (homogêneo e imutável); Relaciona os estudos de Hubble, com o uso da espectroscopia, e a demonstração de que as galáxias estavam se afastando umas das outras; Caracteriza a Era de Planck; Reconhece que durante a nucleossíntese só eram formados elementos químicos simples, como o hidrogênio, hélio e lítio; Cita a fusão nuclear estelar como a fonte dos elementos químicos mais pesados. Identifica que a matéria, conforme a conhecemos, não existia.
Fav
Vídeo
(0)
Apresenta os ácidos como uma das funções inorgânicas e identifica a sua nomenclatura. Define e diferencia a nomenclatura dos ácidos. Explica a lógica da Tabela Periódica dos Elementos. Explica o que são EPIs e quando devem ser utilizados.
Fav
Aplicativo Móvel
(6)
Laboratório virtual de Separação de Misturas, apresenta mais de 10 mecanismos de separação de misturas através de material didático detalhado, modelos tridimensionais dos instrumentos.
Fav
Infográfico
(17)
Infográfico para compreender que a água é um recurso escasso e que o uso irresponsável pode prejudicar a sobrevivência dos seres vivos.
Fav
Infográfico
(10)
Como funciona a maior estação de tratamento de água da cidade de São Paulo, a Guaraú, que fica na zona norte da capital e abastece de água potável 8,1 milhões de pessoas todos os dias.
Fav