AS PARTES DA PLANTA, SUAS FUNÇÕES E UTILIDADES PARA OS SERES

exemplo de imagem
Áudio, Vídeo
  • Seres vivos.

conteúdo

Objetivos
  • Reconhecer as partes das plantas e as respectivas funções.
  • Compreender a importância e o uso das plantas na vida dos seres vivos.
Desenvolvimento

1ª etapa

Inicie a aula apresentando a música Dona Árvore, de Bia Bedran https://www.youtube.com/watch?v=0Zp94O8SfEo. Após a audição, faça as seguintes perguntas aos alunos:

  • Sobre o que fala a música?
  • Quais as partes de uma planta ou árvore são citadas na música?
  • Além das partes da planta citada na música (tronco, folha, fruto, flores e raiz), o que falta para a planta estar completa? (sementes).
  • A música fala do tronco da árvore. Que outro nome é dado para esta parte da planta? (caule).
  • Os galhos fazem parte de que parte da planta? (caule).

Em seguida, apresente fotografias de diversas plantas com ou sem frutos, com ou sem flores, com frutos e flores, com ou sem folhas (como os cactos), para que as crianças observem e relatem o que há em comum ou diferente entre elas. Comente, então, que nem todas as plantas possuem todas as partes. Algumas não têm flores; outras não têm frutos ou folhas. As árvores que possuem todas as partes (raiz, caule, flor, fruto, folha e semente) são chamadas de plantas completas. Após essa breve sistematização, organize a turma em cinco grupos. Cada um vai se responsabilizar pela representação de uma das partes da planta. Por exemplo: o grupo 1 desenhará flores; o 2, os frutos e as sementes; o 3, o caule e assim por diante. Para essa atividade, é interessante o uso de vários materiais como: cola colorida, papéis coloridos de diferentes texturas e padrões, E.V.A., guache, caneta hidrocor, lápis de cor, folhas secas, serragem etc. Depois que as ilustrações estiverem prontas e recortadas, os alunos, com o auxílio do professor, montarão um painel, compondo uma planta completa. Cada grupo colará no painel a parte da planta que ilustrou ou confeccionou.

2ª etapa

Exiba o vídeo A sementinhahttps://www.youtube.com/watch?v=aEzt_S455yk. Em seguida, discuta com os alunos os seguintes tópicos:

  • O que deu origem a uma nova planta? (semente).
  • O que a semente precisou para crescer?
  • Após o desenvolvimento e crescimento da semente, no que ela se transformou?
  • Ela era uma planta completa?
  • Quais partes podem ser observadas na planta da história?
  • Ela não tem alguma das partes? Quais estão faltando?
  • E a planta, como consegue se alimentar, se ela não tem boca?
  • Por onde entra a água e os sais minerais que serão utilizados pela planta em sua alimentação?
  • Como a planta consegue se manter em pé?
  • O que a fixa na terra?
  • Qual é parte da planta responsável por mantê-la em pé?
  • A planta respira? Por onde, se não tem nariz?

Registre as hipóteses dos alunos em um cartaz. Para responder as questões, proponha uma pesquisa sobre as funções de cada parte das plantas e, juntamente com os alunos realize uma experiência que vai permitir a eles visualizar e compreender as funções e a importância de cada elemento para o desenvolvimento e a sobrevivência da planta. Os livros que servirão de base para a pesquisa estão listados nos materiais desta sequência.

Experimento 1: Folhas

Sugestões de perguntas norteadoras:

  • Será que as plantas transpiram?
  • Por onde será que ela transpira?

Materiais

  • Planta em um vaso, contendo muitas folhas.
  • Saco plástico transparente.
  • Água.
  • Regador.
  • Um elástico.

Procedimentos

  • Regue a planta com água.
  • Cubra a planta e o vaso com o saco plástico transparente e amarre o lado de sua abertura com um elástico, de modo que nenhum ar possa escapar.
  • Deixe a planta envolta no saco plástico de um dia para o outro.
  • Observe o que ocorreu com a planta e o saco plástico.

Resultado

O interior do saco plástico amanhecerá repleto de gotículas de água, em consequência da eliminação desta, pela folha. Na sistematização das informações, o professor deverá explicar que a folha é responsável pela respiração e transpiração da planta.

Experimento 2: Caule e Raiz

Sugestões de perguntas norteadoras:

  • Como as plantas se alimentam se não têm boca?
  • Por onde entra o alimento das plantas?
  • Como as plantas levam alimento para todo o corpo dela?

Materiais

  • Flor branca (rosa, cravo etc.).
  • Corante alimentício.
  • Água.
  • Vaso transparente.

Procedimentos

  • Despeje água até metade do vaso.
  • Acrescente algumas gotas de corante alimentício na água.
  • Corte o cabo da flor na diagonal. Corte também, cerca de 5 cm, o caule ao meio.
  • Introduza a flor.
  • Deixe de um dia para o outro.

Resultados

As pétalas das flores ficarão da cor do corante, pois o caule transporta a água colorida por todo o corpo da planta. Na sistematização, comente que a água e os nutrientes retirados do solo pela raiz são transportados para todas as partes da planta pelo caule.

Experimento 3: Germinação - Semente

Sugestões de perguntas norteadoras:

  • Qual a função da semente na planta?
  • Onde as sementes são encontradas na planta? (dentro dos frutos)
  • Para que servem os frutos?

Materiais

  • Feijões.
  • Copos descartáveis.
  • Água.
  • Algodão.

Procedimentos

  • Cubra o fundo do copo descartável com algodão.
  • Coloque os feijões sobre o algodão e regue-os diariamente.
  • Observe as transformações que ocorrerão com as sementes ao longo dos dias.

Nesse experimento, estimule a observação dos alunos conforme os feijões forem se transformando, chamando a atenção para o surgimento da raiz, do caule, da raiz etc.

3ª etapa

Esta etapa introduzirá a temática sobre a utilidade das plantas para a vida dos seres vivos, antes da qual você poderá questionar os seguintes pontos:

  • As plantas são importantes para os seres vivos?
  • O que ela pode proporcionar ou ajudar em nosso cotidiano?
  • Vocês costumam comer algum tipo de planta ou alguma parte dela?
  • Além da alimentação, que outra utilidade as plantas têm em nossas vidas?
  • As plantas podem ser usadas para ajudar as pessoas a se recuperarem de alguma doença? De que forma?
  • Vocês conhecem alguma planta que pode ser usada como remédio?
  • E as nossas roupas, são feitas de que material? Esse material é extraído de alguma planta? Qual ou quais?
  • Será que as plantas também estão presentes da fabricação de casas? Em que partes? (portas, janelas etc)
  • E dentro das casas? (móveis)
  • Na higiene pessoal, utilizamos algum tipo de produto fabricado por plantas? (sabonetes, perfumes, cosméticos, xampus, condicionadores etc)
  • O que será que podemos encontrar na escola alguns objetos que sejam fabricados com algum tipo de planta ou partes dela? (papel, lápis, mobiliário, livros etc.)

Como tarefa de casa, proponha uma pesquisa sobre as questões acima. Para isso, além de livros, artigos e revistas, os alunos poderão realizar uma entrevista com os familiares. Solicite que tragam figuras de árvores, plantas, sementes, caules, frutos, folhas e raízes que consumimos. As informações trazidas por eles serão socializadas em uma roda de conversa e sintetizadas em um cartaz.

Avaliação

A avaliação será realizada ao longo de todo o processo e deverá considerar o interesse dos alunos pelo assunto trabalhado, a participação deles e o envolvimento nas diferentes situações propostas; a interação e reflexão em grupo, a compreensão da temática, por meio da expressão de ideias, sentimentos, observações, conclusões. A avaliação também poderá ser realizada com a seguinte atividade: distribua massa de modelar para que cada criança construa uma planta completa. Em seguida, os alunos, organizados em grupos de três, podem fazer uma apresentação de suas árvores para a turma, explicando a função de cada uma das partes da planta.

Duração
Quatro aulas.
Outros Materiais
  • Livro Ciclo de Vida: De Semente a Girassol, de Camilla de la Édoyère (Editora Zastras).
  • Livro Experiências: Vamos Plantar, de Delphine Grinberg (Editora Moderna).
  • Livro Árvores, de Penelope Arlon (Editora Caramelo).
  • Livro Plantas, de Penelope Arlon (Editora Caramelo).
  • Fotografias de diversos tipos de árvores.
  • Cola colorida.
  • Papéis coloridos.
  • E.V.A.
  • Guache.
  • Canetas hidrocor.
  • Lápis de cor.
  • Folhas secas.
  • Serragem.
  • Planta em um vaso, contendo muitas folhas.
  • Saco plástico transparente.
  • Água.
  • Regador.
  • Um elástico.
  • Flores brancas (rosa, cravo etc.).
  • Corante alimentício.
  • Vaso transparente.
  • Feijões.
  • Copos descartáveis.
  • Algodão.

detalhes

Tipos de Mídias

Áudio, Vídeo

Temas Curriculares

Arte - Música, Cie - Vida e ambiente

Disponibilidade

Online

Licenças de Uso

Copyright, Livre para uso e/ou compartilhamento

Produzido por

Bia Bedran, Aprender no Pré-escolar

Comentários

Compartilhe sua experiência de uso

Icn pessoa
Sonia Gasparini: As crianças adoram música e o professor poderá trabalhar com todas as etapas das plantas
Icn pessoa
Elisandra Aparecida Czekalski: Quanta ideia bacana e atrativas.

Materiais do professor relacionados

Áudio
(31)
Este trabalho de Bia Bedran é um dos campeões de vendas do selo Angels Records.
Fav
Vídeo
(0)
Vídeo com a história de uma semente.
Fav
Apresentação Multimídia
(0)
Fav

Outros usuários também visitaram

Áudio
(31)
Este trabalho de Bia Bedran é um dos campeões de vendas do selo Angels Records.
Fav
Vídeo
(0)
Vídeo com a história de uma semente.
Fav
Apresentação Multimídia
(0)
Fav