musicalização infantil

exemplo de imagem
Áudio

Conhecimento das propriedades do som e de alguns instrumentos.

conteúdo

Objetivos

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Possibilitar momentos de apreciação de diferentes estilos musicais.
  • Conhecer algumas características desses estilos musicais.
  • Identificar alguns estilos musicais.
  • Favorecer a realização de improvisações, composições e interpretações de músicas.
Desenvolvimento

Atividade 1:

As crianças levarão para casa uma atividade na qual listarão, junto aos familiares, as músicas que gostam de escutar. Na sala será feita uma relação dessas músicas e o professor poderá selecionar algumas seguindo a classificação de estilos/gêneros. Poderá selecionar cerca de 3 músicas para cada gênero escolhido de modo que poderão ser escutadas, apreciadas no decorrer das aulas de música.

 

Atividade 2:

Para conhecer  os diferentes estilos de música, o professor poderá convidar músicos que tocam diferentes instrumentos para se apresentarem na sala e conversar com as crianças sobre determinado estilo e seus compositores/intérpretes representantes. As crianças, junto ao professor, vão construindo coletivamente um quadro com as características de cada estilo, assim como curiosidades encontradas no decorrer das visitas/leituras.

Atividade 3:

Trazer para a sala de aula algumas poesias com a proposta de serem musicalizadas. As crianças deverão ler as poesias e criarem melodias com seus ritmos, transformando-as em canções.

Sugestão: Poemas de Roseana Murray

http://www.roseanamurray.com/poemas.asp 

 

Atividade 4:

Depois de terem escutado diversos estilos musicais, as crianças terão como desafio a criação de uma música. Deverão escolher o estilo, um tema e escrever um texto, Em seguida poderão criar melodia/rirmo de acordo com as características do estilo elegido. PAra fechamento poderão organizar um show, onde cada grupo fará sua 

Avaliação

As crianças serão avaliadas de acordo com a participação nas atividades propostas de modo que se observe a sua capacidade em conhecer e identificar agluns estilos musicais, assim como o envolvimento nas improvisações, interpretações e composições de músicas.

Duração
uma semana

detalhes

Tipos de Mídias

Áudio

Temas Curriculares

Prática de leitura

Disponibilidade

Online

Licenças de Uso

Livre para uso e/ou compartilhamento

Produzido por

Multiletramentos

Comentários

Compartilhe sua experiência de uso

Icn pessoa
Geise dá Silva Gomes: excelente,
Icn pessoa
Cristiana Teixeira da Silva: A música é uma forma de ativar as regiões do cérebro que nem sempre são exploradas.
Icn pessoa
Joctan da Fonseca Medeiros: Muito bom e proveitoso o ensino de música nas aulas

Materiais do professor relacionados

Áudio
(2)
Áudio apresenta resumo do livro “Ele lá e os outros”, de Percival Tadeu Figueiredo.
Fav
Infográfico
(0)
O infográfico interativo mostra o caminho percorrido pelo lixo e como o descarte inadequado contribui para a degradação ambiental. Indicado para atender expectativa de aprendizagem do Ensino Fundamental- Anos Iniciais.
Fav

Outros usuários também visitaram

Áudio
(2)
Áudio apresenta resumo do livro “Ele lá e os outros”, de Percival Tadeu Figueiredo.
Fav
Infográfico
(0)
O infográfico interativo mostra o caminho percorrido pelo lixo e como o descarte inadequado contribui para a degradação ambiental. Indicado para atender expectativa de aprendizagem do Ensino Fundamental- Anos Iniciais.
Fav