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QUAIS OS EFEITOS DAS MUDANCAS CLIMÁTICAS SOBRE A BIODIVERSIDADE?

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Simulador, Vídeo
  • Ecologia.
  • Reinos animal e vegetal.
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I2
Icn elo http://www.iniciativaverde.org.br/calculadora/index.php#calculadora
Icn elo http://videoseducacionais.cptec.inpe.br/swf/mud_clima/11_impactos_no_brasil_e_no_mundo/11_impactos_no_brasil_e_no_mundo.shtml
Icn elo http://videoseducacionais.cptec.inpe.br/swf/mud_clima/11_impactos_no_brasil_e_no_mundo/11_impactos_no_brasil_e_no_mundo.shtml
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Icn elo http://videoseducacionais.cptec.inpe.br/swf/mud_clima/02_o_efeito_estufa/02_o_efeito_estufa.shtml
Icn elo http://videoseducacionais.cptec.inpe.br/swf/mud_clima/03_ciclo_do_carbono/03_ciclo_do_carbono.shtml
Icn elo http://videoseducacionais.cptec.inpe.br/swf/mud_clima/04_ciclo_do_nitrogenio/04_ciclo_do_nitrogenio.shtml
Icn elo http://videoseducacionais.cptec.inpe.br/swf/mud_clima/07_observacoes_do_aquecimento_global/07_observacoes_do_aquecimento_global.shtml
Icn elo http://videoseducacionais.cptec.inpe.br/swf/mud_clima/08_cenarios_de_mudancas_futuras/08_cenarios_de_mudancas_futuras.shtml
Icn elo http://videoseducacionais.cptec.inpe.br/swf/mud_clima/09_mudancas_globais_da_vegetacao/09_mudancas_globais_da_vegetacao.shtml
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Icn elo http://videoseducacionais.cptec.inpe.br/swf/mud_clima/01_mudancas_ambientais_globais/01_mudancas_ambientais_globais.shtml
Icn elo http://videoseducacionais.cptec.inpe.br/swf/mud_clima/06_mudancas_climaticas_antropogenicas/06_mudancas_climaticas_antropogenicas.shtml

conteúdo

Objetivos
  • Entender como ocorre o efeito estufa, sua importância para a manutenção da vida e o aumento do fenômeno em função das atividades humanas.
  • Diferenciar as mudanças climáticas causadas por fatores naturais das alterações provocadas direta ou indiretamente por fatores antrópicos.
  • Compreender as relações causais entre as atividades humanas e o aquecimento global.
  • Identificar as variações das alterações climáticas em diferentes locais do mundo e associá-las a fatores regionais específicos.
  • Prever as consequências prováveis do aumento da temperatura global.
  • Diagnosticar como as espécies podem ser afetadas direta e indiretamente com o aquecimento global.
  •  Analisar como as ações humanas, em contrapartida, podem reverter ou minimizar os impactos dessas modificações.
Desenvolvimento

1ª etapa

Inicie a atividade com a leitura da reportagem A Espiral Fatal do Degelo LINKAR PDF http://veja.abril.com.br/complemento/acervodigital/index-novo-acervo.html. É interessante que os alunos se revezem na leitura em voz alta. Em seguida, inicie uma discussão sobre mudanças climáticas. Questione os estudantes sobre as causas dessas mudanças, as consequências de tais alterações e os fatores que estão relacionados a esse fenômeno.

Para consolidar as ideias, conforme as respostas forem apresentadas, monte um mapa conceitual no quadro. Estimule os alunos a pensar em como distinguir as mudanças globais que ocorrem em função de fatores da natureza (os chamados fatores naturais) das alterações que ocorrem por causa dos impactos das atividades antrópicas, isto é, humanas. Os gráficos 3.1, 3.2 e 3.3, com dados da temperatura da Terra e do Ártico ao longo dos anos, disponibilizados pelo Museu Smithsonian de História Natural http://forces.si.edu/arctic/pdf/ACT%203_ARCTIC%20HEAT%20WAVE%20HI%20res.pdf(em em inglês) podem ser mostrados à turma. Os alunos devem observar e interpretar os gráficos sozinhos. Para ajudá-los, faça perguntas como:

  • A partir de que ano vemos uma mudança significativa na temperatura da Terra?
  • Qual é a maior diferença registrada na temperatura ao longo do tempo?
  • Qual o ano em que houve maior aumento da temperatura?

 

O principal objetivo é auxiliar a turma a diferenciar as modificações causadas a partir das ações antrópicas daquelas alterações normais apresentadas ao longo do tempo. Nos gráficos, é possível observar que os dados de temperatura se mantêm sem maiores variações até determinado ponto e que, a partir de 1930, mais ou menos, as temperaturas começam a se modificar drasticamente.

 

2ª etapa

Organize a sala em grupos de quatro a cinco alunos e, se possível, faça essa etapa da sequência no laboratório de informática, para que inicialmente cada grupo assista a um vídeo didático http://videoseducacionais.cptec.inpe.br/swf/mud_clima/01_mudancas_ambientais_globais/01_mudancas_ambientais_globais.shtml. Se isso não for possível, passe os vídeos para todos em sala de aula e depois peça que trabalhem em equipe.

Os temas dos vídeos devem ser divididos entre os grupos. São eles: (1) efeito estufa; (2) mudanças climáticas antropogênicas; (3) observações do aquecimento global; (4) cenários de mudanças futuras; (5) mudanças globais da vegetação; (6) buraco na camada de ozônio e (7) impactos no Brasil e no mundo. Os vídeos indicados em Recursos Digitais são curtos (em torno de 5 minutos cada) e bem didáticos.

Depois de assistir aos vídeos, oriente os grupos a discutir o que foi apresentado e a produzir um mapa conceitual com as principais ideias apresentadas no material audiovisual, para que seja apresentado ao restante da turma.

A cada apresentação, o restante dos alunos deverá fazer anotações e produzir um novo mapa conceitual sobre aquele tema. O grupo que estiver apresentando é que irá verificar e corrigir esses mapas conceituais, sob a supervisão do professor. Dessa maneira, todos os grupos analisarão os mapas produzidos pelos outros colegas.

 

3ª etapa

Inicie essa etapa relembrando o artigo da revista Veja que foi lido pelo grupo. Levante algumas questões como:

  • No mundo todo, as mudanças climáticas ocorrem da mesma maneira, na mesma intensidade?
  • Onde o aquecimento global é mais intenso? Por quê?

 

Em seguida, apresente aos alunos a dinâmica de uma cadeia alimentar terrestre e proponha que os mesmos grupos se reúnam e escolham um destes organismos para estudar: (1) raposa-do-ártico (Alopex lagopus); (2) rena ou caribu (Rangifer tarandus); (3) ave lagópode-branco (Lagopus mutus); (4) lêmingue-do-ártico (Lemmus lemmus); (5) urso-polar (Ursus maritimus); (6) líquen endêmico do Ártico (Acarospora groenlandica) e (7) ser humano (Homo sapiens).

Os estudantes, com o auxílio da internet, pesquisarão as relações de alimentação desses organismos com outros no bioma Ártico. Os grupo irão montar um diagrama (desenho esquematizado) de uma cadeia alimentar possível no Ártico que inclua o organismo escolhido por eles. Feita a tarefa, discutirão quais seriam as prováveis consequências para aquela cadeia se o organismo analisado sofresse uma diminuição muito acentuada, devido às alterações geográficas provocadas pelas mudanças climáticas e chegasse perto da extinção.

Para ilustrar esses efeitos, sugere-se que os alunos representem em um mapa do Círculo Pólar Ártico, as possíveis alterações nos tamanhos populacionais e na distribuição das espécies. Os alunos podem utilizar a figura mostrada na capa da reportagem da revista Veja para visualizar as alterações na camada de gelo ao longo do tempo, e podem utilizar os mapas interativos presentes na homepage do Arctic Councilhttp://www.arctic-council.org/index.php/en/ .

 

4ª etapa

Na última etapa, discuta com a turma o que foi aprendido sobre as modificações nas cadeias alimentares do Ártico. Pergunte o que os estudantes aprenderam, qual organismo eles acham que será o mais afetado e a que conclusão chegaram. Após essas discussões, apresente o vídeo didático n° 12 chamado O Futuro  – Conclusões http://videoseducacionais.cptec.inpe.br/swf/mud_clima/12_conclusoes_o_futuro/12_conclusoes_o_futuro.shtml. Levante as seguintes questões:

  • É possível reverter o processo de aquecimento global?
  • Como podemos minimizar os impactos causados pelas atividades humanas?
  • De que forma podemos sensibilizar as pessoas para que todas contribuam para reduzir os efeitos do aquecimento global?

 

Liste no quadro as respostas dos alunos.

Para finalizar, peça que os alunos preencham, junto com a família, a calculadora da pegada carbônica no site Iniciativa Verde http://www.iniciativaverde.org.br/calculadora/index.php#calculadora. É uma simulação de quanto cada pessoa emite de dióxido de carbono na atmosfera, por meio do consumo de energia dentro de casa. O cálculo é simples, incluindo os gastos com luz, gás de cozinha, combustível e outras formas de consumo. Para que esse valor seja individual, peça que os alunos dividam o valor ou a quantidade de energia, gás, combustível utilizada pelo número de pessoas na família. O site ainda fornece, no final do cálculo, um valor de compensação para minimizar os efeitos da emissão de dióxido de carbono na atmosfera. Esse valor é mostrado em número de árvores a ser plantadas, mas o próprio site dá outras dicas de como diminuir esses impactos.

Peça que os alunos tragam os resultados para a sala de aula e discuta os resultados. Seria muito simbólico e interessante se os alunos, junto com o professor, pudessem plantar uma muda de árvore na escola ou no entorno dela. Aquela árvore representaria para a turma o esforço dos alunos para mudar um cenário futuro pessimista.

Para consolidar o produto final da atividade, exponha na sala de aula as cadeias alimentares diagramadas pelos estudantes para que todos possam visualizá-las. Outros produtos finais possíveis serão os mapas conceituais e os mapas com a distribuição das espécies no futuro. Na última aula, você também pode pedir que façam uma redação, de 20 a 30 linhas, com o tema: Aquecimento global: causas, consequências e o nosso futuro. Pode sugerir, ainda, que seja feita uma correção e avaliação conjunta com a disciplina de Língua Portuguesa.

Avaliação

É esperado que ao término desta sequência didática os alunos sejam capazes de compreender como o ser humano modifica o ambiente e que consequências essas ações trazem. Além disso, é importante que os alunos visualizem como os ecossistemas e as espécies são interdependentes, isto é, uma modificação significativa em um ecossistema, afetará outros, e da mesma maneira, uma diminuição profunda na população de uma espécie acarretará consequências para a cadeia alimentar toda. É importante destacar para os alunos que a natureza tem uma capacidade de se regenerar e de voltar às suas condições iniciais. Contudo, quando essas alterações são intensas e profundas, essa capacidade é perdida. Como ferramentas para avaliar o aprendizado do aluno, o professor poderá utilizar os mapas conceituais, as cadeias alimentares e as próprias discussões realizadas em sala de aula.

Duração
Quatro aulas.
Outros Materiais
  • Texto A Espiral Fatal do Degelo, produzido pela revista Veja. LINKAR PDF http://veja.abril.com.br/complemento/acervodigital/index-novo-acervo.html
  • Folhas em branco.

detalhes

Tipos de Mídias

Simulador, Vídeo

Temas Curriculares

Bio - Qualidade de vida e populações humanas, Cie - Ser humano e saúde, Geo - Uso dos recursos naturais e suas consequências

Temas Transversais

Meio ambiente / Sustentabilidade

Conectividade

Online, Offline (download)

Licenças de Uso

Copyright

Sugerido por

Rosane Aragão Arantes, TIC Educa

Produzido por

INPE/CPTEC, Iniciativa Verde

Comentários

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Márcia das Graças Ribeiro Roldão: Muito interessante e bem simples. É fácil de trabalhar e proporciona uma reflexão sobre sua postura no dia dia.
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Icn pessoa
CHRISTIANNE PEREIRA BERNARDES DA SILVA: interessante para se trabalhar em sala de aula.
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Icn pessoa
Maria Rosilene da Silveira Pereira: os vídeos do ciclo do carbono e do nitrogênio são ótimos.
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Icn pessoa
MARIA EDIVANE MENDONÇA FERREIRA: MUITO BOM ESSE VÍDEO PARA NOS AJUDAR NAS AULAS DE CIÊNCIAS.

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