Uma bola, um grupo de pessoas e um espaço livre para jogar: está formada a combinação para jogar futsal. O primeiro programa da série Atividade sobre a modalidade mostra a história do esporte e suas regras básicas, como a duração dos tempos, faltas e cartões de advertência. O programa traz ainda exemplos de atividades adaptativas, como os dois toques e o golzinho, explica as posições dos jogadores e movimentações no decorrer das partidas, e mostra os benefícios da modalidade para o corpo. O convidado especial é o jogador brasileiro Falcão, Campeão Mundial de Futsal com a Seleção Brasileira. Duração: 00:12:30
Criado para atender as crianças, o esporte conquistou também adultos devido à facilidade de realização. São necessárias apenas duas equipes, cada uma de cinco pessoas. A modalidade desenvolve em seus praticantes o domínio do corpo, equilíbrio, noção espacial e concentração, além do espírito de equipe e sociabilidade. Neste programa, a série Atividade mostra fundamentos específicos do esporte e como a bola é o foco da movimentação do jogador. O jogador brasileiro Falcão, Campeão Mundial de Futsal com a Seleção Brasileira, também fala sobre os benefícios do esporte. Duração: 00:12:29
Esta atividade irá abordar o assunto Laser, um dos fenômenos ópticos mais interessantes e fascinantes. A discussão inicial é em torno das características da luz do laser, como por exemplo, a luz ser monocromática e o feixe, colimado. As equipes de jovens curiosos vão mostrar na prática como a luz laser pode ser usada para resolver problemas médicos e industriais. Tempo: 0:12:33
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Esta atividade irá trabalhar os conceitos de densidade e empuxo a partir de duas situações interessantes e divertidas vividas pelos alunos. Os alunos poderão compreender o conceito de densidade e sua equação, conhecer o Princípio de Arquimedes e descobrir as variáveis que influenciam na flutuabilidade dos corpos.
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Esta atividade irá abordar o tema grandezas escalares e vetoriais, suas diferenças e suas aplicabilidades, serão apresentadas também as principais unidades de medida do Sistema Internacional (SI) e o Princípio de Bernoulli. Esse assunto será apresentado na forma de uma corrida de barcos a vela, proposta a dois grupos de jovens curiosos. Tempo: 0:12:09
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Esta atividade irá apresentar o tema “ondas eletromagnéticas”, que engloba a discussão sobre o espectro eletromagnético, abordando alguns tipos de radiações eletromagnéticas, como raios-X, raios gama, raios ultravioleta, raios infravermelho, entre outros. Para entender melhor o assunto, os alunos são convidados a “surfar nas ondas eletromagnéticas”. Nessa viagem, o professor “surfa” de uma extremidade a outra do espectro, explicando cada faixa do espectro. 0:10:00
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Esta atividade irá abordar o tema ondas: formação e propagação, que engloba assuntos como natureza das ondas, pulso, frente de onda, amortecimento, reflexão, difração, interferência e reverberação. Tempo: 0:10:00
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Aborda o tema ondas sonoras, que engloba também algumas propriedades ondulatórias: timbre, frequência, altura e ressonância. A contextualização dessa temática ocorrerá mediante um desafio que será proposto a duas equipes de estudantes. Esse desafio será construir um instrumento sonoro e tocar uma melodia. Tempo: 0:11:46
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Esta atividade irá abordar o tema força e movimento, que são dois fenômenos básicos que movem o mundo. A discussão inicial é em torno do questionamento que se refere ao que põe um foguete em movimento. Tempo: 0:08:59
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Esta atividade irá trabalhar com noções dimensionais e instrumentos utilizados na visualização do “micro e do macro”. A contextualização dessa temática ocorrerá mediante a visita de um grupo de curiosos ao laboratório de microscopia de uma Universidade e a um observatório astronômico. Tempo: 0:10:00